International Ethanol Trade Association

You are here: Home » Our Associates » Special Associates

Special Associates

Alexandre Aidar Jr.

Arnaldo Luiz Corrêa

Diretor da Archer Consulting. Consultor na Área de Futuros, Opções e Derivados.

Arnaldo Corrêa é sócio-diretor da Archer Consulting (consultoria especializada em gestão de riscos para commodities agrícolas) e membro da Professional Risk Manager’s International Association (PRMIA).

Atuou por quase 30 anos no mercado de commodities agrícolas (café e açúcar), em empresas como Cargill, Copersucar, Macquaire Bank e Coimex Trading. Foi diretor da área agrícola da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), em São Paulo.

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas de Santos (FAES) e MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), praticou inúmeros cursos, como Gestão de Riscos e Opções de Balcão pela Macquarie Bank Limited, em New York.

Autor do livro “Derivativos Agrícolas” pela editora Globo, ao longo de sua carreira, Arnaldo exerceu atividades nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Suíça, operando hedge, opções e derivativos. Foi membro da Bolsa de New York (New York Board of Trade) e atua como conferencista convidado pela FGV, Esalq, entre outras entidades.

Eduardo Leão de Sousa

José Felix Silva Junior

Plínio Mário Nastari

Diretor Geral da Datagro Publicações Ltda.
Diretor Geral da Plínio Nastari Consultoria e Participações S/C Ltda.

Plinio Nastari é atual diretor geral da Datagro Publicações e diretor geral, desde 1984, da Plinio Nastari Consultoria e Participações S/C Ltda. Também é diretor executivo da Associação de Engenharia Automotiva do Brasil (AEA) e membro do Conselho da Federação Internacional de Associações de Engenharia Automotiva (FISITA). Desde 1993, é consultor de recursos de biomassa do Conselho Mundial de Energia.

Plinio foi membro do Comitê Consultivo do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool; membro do Corpo Técnico da Comissão de Reavaliação da Matriz Energética da presidência (1990/91) e membro do Corpo Técnico da Comissão de Energia Nacional da presidência (1986/87).

Entre 1995 e 1996, Plinio foi o principal autor do Grupo de Trabalho III (Segundo Relatório de Avaliação, IPCC), do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, Programa Ambiental e de Desenvolvimento das Nações Unidas. Também foi líder-coordenador da defesa do Brasil em Washington (antes da Comissão Internacional do Comércio, ITC), contra antidumping e cargas tributárias relacionadas às exportações de álcool para os Estados Unidos.

Ph.D em economia agrícola pela Universidade do Estado de Iowa, é professor de economia dos programas de Graduação e Pós-graduação (mestrado, doutorados e MBA) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo e da Fundação Getúlio Vargas.

Plínio ainda é palestrante regular de conferências promovidas pela Organização Internacional do Açúcar, Conferência Mundial de Combustíveis, Conselho Mundial de Energia, Banco Mundial, FOLicht e outras organizações internacionais.

Headquarter: R. Joaquim Floriano, 243, Cj. 91, 04530-010, São Paulo-SP, Brazil • Phone: 55 11 3709-5888 • Fax: 55 11 3167-7466